No seguimento do trabalho desenvolvido durante quase uma década, o Atelier da Dança estabelece uma parceria com os Pimpões para criar uma Escola de Ensino Artístico Especializado. 

Surge assim no ano de 2002, o aparecimento da Escola Vocacional de Dança das Caldas da Rainha, que passa a proporcionar à sua comunidade não só o Ensino Livre como também os Cursos Vocacionais com um leque mais abrangente na sua oferta educativa.

A partir deste momento é traçado um caminho de estrutura educativa com objetivos bem definidos. Através dos resultados constatados nas mais variadas apresentações e intervenções na EVDCR, estabelecem-se relações privilegiadas com as mais variadas entidades da cidade.

Dos seus planos de atividades ressalva-se a forte interação com as escolas de ensino regular muito antes de ter em funcionamento o Ensino Articulado.

Por razão da “Reforma do Ensino Artístico em Portugal”, a EVDCR começa a lecionar no 2º Ciclo apenas em 2009, tendo trabalhado anteriormente apenas nas Iniciações (1º Ciclo) e Cursos Livres.

Durante todo este percurso, participa ativamente não só nos seus projetos de referência como o Encontro Regional de Dança, Caldas em Dança, Espetáculos de Encerramento de Ano Letivo e GED, Grupo Experimental de Dança da EVDCR, como colabora regularmente com a autarquia e restante comunidade escolar no âmbito da Semana da Criança, dinamiza Workshops e Master Classes específicas para alunos de dança, Formações de Dança direcionados à comunidade em geral, formação de Dança para Educadores de Infância e professores de Educação Física e atividades regulares com entidades protocoladas.

Com uma estrutura forte e reconhecida a funcionar em pleno, investe cada vez mais nas suas parcerias alargando desta forma territórios de intervenção.

Tem protocolo com o Colégio Rainha D. Leonor desde 2009 e com o Agrupamento de Escolas Raúl Proença desde 2016 no âmbito do Ensino Articulado e mantém desde 2008 protocolo de colaboração com a Escola Superior de Dança do Instituto Politécnico de Lisboa, parceria que visa a integração de licenciados na área da dança no mercado de trabalho, bem como proporcionar ao GED um trabalho pré-profissional na área da interpretação.

Celebra em 2010 um Protocolo de Colaboração com o CCC, Centro Cultural e Congressos das Caldas da Rainha que visa para além da valorização das relações culturais e artísticas já existentes, intensificar a cooperação tecnológica, pedagógica e artística das duas instituições, no âmbito das atividades de ensino e da cultura, em particular nas áreas da formação artística.

Em 2012/2013 reforça a sua ligação com a Escola Superior de Dança do IP de Lisboa, realizando mais um protocolo de Colaboração no âmbito do Mestrado Profissionalizante em Dança, fazendo parte da rede de Escola Cooperantes, recebendo estágios nas áreas de Técnica de Dança Clássica, Dança Contemporânea e Composição Coreográfica.

Paralelamente às atividades letivas, a EVDCR tem desenvolvido diversas atividades e projetos no sentido de dinamizar a Dança junto das escolas e da comunidade em geral.

O facto de a EVDCR ser uma escola reconhecida pelo Ministério da Educação, determina uma interação e relevância da EVDCR com a comunidade, tais como o evento Caldas em Dança, o evento Encontro Regional de Dança e os Espetáculos de Encerramento de Ano Letivo e sobretudo o GED, Grupo Experimental de Dança da EVDCR.

Ao longo destes anos de experiência profissional, especialmente na programação do Caldas em Dança, proporcionamos formação com profissionais de renome como, Carlos Caldas, Luísa Carles, Sofia Santiago, Luísa Vendrell, José Luís Vieira, Alfonso Caeytano, Paula Lança, Luís Antunes, Luís Damas, Ana Marques, Sofia Silva, Francisco Pedro, Bruno Cochat, Michel, Daniel Cardoso, João Fernandes, Rui Lopes Graça entre outros.

Apesar do aparecimento do CCC, Centro Cultural e Congressos das Caldas da Rainha ter devolvido à cidade um novo fôlego cultural com as programações constantes nas mais variadas áreas artística, através da EVDCR e no contexto do Caldas em Dança, intensificam-se ofertas à comunidade na área específica da dança não só através das formações anteriormente mencionadas como a comemoração do Dia Mundial da Dança através do Projeto “Composição” que consiste na Apresentação de Trabalhos de Composição de Alunos, bem como a premissa de estreia anual de um programa de originais do GED.

No âmbito na formação de novos públicos e de sensibilização à Dança, a EVDCR destaca o projeto Dança vai à Escola, dedicado à rede de Ensino Pré – Escolar e 1º Ciclo. Aqui, a educação pela Arte passa pela ação direta com os alunos envolvendo também os agentes educativos através do fornecimento de material didático pedagógico para posterior continuidade do trabalho.

Ao nível do GED a EVDCR tem trabalhado com coreógrafos conceituados, destacando entre eles Alfonso Caeytano, Bruno Cochat e Daniel Cardoso (Diretor Artístico do Quórum Ballet) . Em Outubro de 2012, por celebração do 10 anos da EVDCR estreia um programa de originais com a finalista ESD, e ex aluna EVDCR, Ana Margarida Costa e do coreografo Rui Lopes Graça. Em Abril de 2013, faz parte da Programação do Festival de Dança de Leiria, com reposição de Rui Lopes Graça e nova peça de João Fernandes.  Em 2013 o GED estreia novo programa com a coreógrafa Bárbara Griggi e em 2015 com as coreógrafas Joana Carlos e Marta Baptista. 

Tem, ao nível da programação em Dança, proporcionado espetáculos de Dança direcionados a várias faixas etárias. A convite da EVDCR já apresentaram nas Caldas da Rainha, CEDECE, Escola Superior de Dança do IP Lx, Faculdade de Motricidade Humana, Tilt, Escola Vocacional de Dança de Tomar, Companhia de Dança Clara Leão, Bruno Cochat e Filipa Francisco, Escola de Dança do Conservatório Nacional de Lisboa, Faculdade de Danza de Cáceres entre outros.

Com o Encontro Regional de Dança, projeto que celebrou o 19º aniversário, a EVDCR tem mantido uma relação regular com todas as escolas de dança oficiais e não oficiais da região e que há muito foi além do distrito. Todos os anos celebra um encontro entre várias escolas que participam com um coreografia da turma mais avançada da área de dança contemporânea/moderna e ou criativa. Estabeleceram-se laços fortes de cumplicidade artística, trazendo até à nossa cidade público de várias cidades do distrito de Leiria e até mesmo de Lisboa.

EVDCR é pioneira ao promover o 1º Encontro de “Trocas Pedagógicas”, encontro dedicado às Escolas de Ensino Artístico Especializado no âmbito da Experiência Pedagógica e direcionado especialmente às Direções Pedagógicas de cada estabelecimento de ensino. Pela primeira vez há uma troca efetiva de conhecimento, sendo que todas as escolas envolvidas tiveram acesso ao trabalho desenvolvido por cada uma. Verificaram-se divergências e semelhanças, mas sobretudo traçou-se uma linha horizontal na aplicação dos planos de estudo em vigor e respetiva avaliação. Em 2016 realiza o 6º Trocas Pedagógicas que envolveu grande parte de profissionais das Escolas de Ensino Artístico do país.

Como reconhecimento do grau de qualidade de todo este percurso, ressalvamos sobretudo a relação pedagógica que mantemos com a Escola de Dança do Conservatório Nacional de Lisboa ao proporcionar formação e assistência de aulas dos mais prestigiantes profissionais de Dança a lecionar no nosso país ao nosso corpo docente de uma forma regular e também a relação com a Escola Superior de Dança no âmbito do GED e na cooperação nos estágios do Mestrado Profissionalizante em Dança.

Face ao exposto, é notório o cumprimento dos objetivos desta escola que sobretudo visa a sensibilização e divulgação da dança bem como a valorização profissional.

A importância que a EVDCR tem tido no desenvolvimento local, na dinamização cultural e descentralização desta área artística pode, após análise do todo o trabalho desenvolvido, considerar-se muito significativa, na vida e cultura desta cidade.