Direção
Isabel Moniz Barreto
Vanda Aguiar
Direção Pedagógica
Isabel Moniz Barreto
Ana Sofia Castanhinha Gonçalves
Coordenação das Técnicas de Dança e do Curso profissional Intérprete Dança Contemporânea
Cristina Correia
Corpo Docente
Ana Sofia Castanhinha
Nascida em Lisboa numa família de músicos e amantes das artes, Ana Sofia Castanhinha iniciou os seus estudos de Dança aos 4 anos de idade com o mestre Jorge Trincheiras e aos 9, ingressou na Escola de Dança do Conservatório Nacional onde frequentou 4 anos de formação em Dança. É licenciada em Dança – Ramo de Educação, pela Escola Superior de Dança do Instituto Politécnico de Lisboa (IPL) e detém o grau de “Masters of Arts in Dance Studies”, pelo Laban Centre London (2001) para o qual contou com a atribuição de Bolsa de Mestrado da Fundação para a Ciência e Tecnologia. Em 2014 termina o Mestrado Profissionalizante alcançando assim outro grau de Mestre em Ensino de Dança, pela Escola Superior de Dança IPL, curso este que finaliza com a média de 18 valores. Por esse feito, é-lhe atribuída a Bolsa de Mérito da Caixa Geral de Depósitos de melhor aluna do curso. Como aluna de Dança, detém vários graus nas metodologias de Técnica de Dança Clássica “Royal Academy of Dancing” e “Cechhetti Society Faculty” da “Imperial Society of Teachers of Dancing” com a distinção “Honours”. É professora certificada da metodologia “Cecchetti Society Faculty”, com nota máxima. É formadora externa do Ministério da Educação, no Programa de Educação Estética e Artística para a área da Dança. Em 2017, detém a formação de Progressing Ballet Technique. Destaca-se o gosto por outras expressões artísticas começando com as aulas de piano ensinadas em casa pela sua mãe que, desde cedo lhe ensina a “saborear as notas musicais”. Coordena e dirige diversos Workshops de Dança Criativa para a rede do Pré-escolar e 1º Ciclo. É oradora em diversos seminários destacando-se o 1º Congresso do Ensino Artístico Especializado (2017) na Fundação Calouste Gulbenkian, a convite da Escola Superior de Dança do IPL. É, desde 2003, professora de Técnica de Dança Clássica, Técnicas de Dança Contemporânea e Dança Criativa na Escola Vocacional de Dança das Caldas da Rainha onde partilha também, desde 2021 a Direção Pedagógica. No ano letivo 2020-2021, e por dois semestres, inicia a docência na Escola Superior de Dança do Instituto Politécnico de Lisboa, onde exerceu funções de Professora Adjunta Convidada nas Unidades Curriculares de Metodologias e Pedagogias da Dança Criativa.
Cristina Correia
Nasceu a 7 de junho de 1982, tendo estado ligada ao fitness e desporto desde os 14 anos. Em 2004 conclui a Licenciatura em Dança – Ramo Educação e em 2010 o Mestrado em Metodologias do Ensino da Dança, tendo ainda feito o 1º ano curricular do Mestrado em Ensino da Dança em 2016 tudo pela Escola Superior de Dança do IPL. Paralelamente a esta formação académica foi formada no Curso Hip Hop College certificado por Madonna Grimes and Dance Theatre Company (EUA) em 2002, tendo mais tarde entre 2006 e 2009 sido formadora do Curso e em 2007 produtora do MADONNA GRIMES CHAMPIONSHIPS e URBANSTREET CHAMPIONSHIPS da empresa de Fitness e Eventos DiegoSacco. Em 2004 fez o Curso de Personal Trainer pela DiegoSacco. Desde 2005 é docente de Técnica de Dança Clássica, Técnicas de Dança Contemporânea e Pop Dance na Escola Vocacional de Dança das Caldas da Rainha no Curso Básico de Dança, Iniciações e Cursos Livres Entre 2008 e 2010 foi docente das Unidades Curriculares opcionais de Dança e Expressão Corporal nas licenciaturas na Escola Superior de Desporto de Rio Maior. No ano letivo de 2014/2015 foi docente da Unidade Curricular de Oficina de Dança nos cursos de Nível 5 na Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar. Em 2017 ficou certificada pelo Progressing Ballet Technique. Em 2019 completou o Curso de Profissionalização em serviço na Universidade Aberta. Em 2020 fez formação com o Professor Xarez em Treino em Dança.
Isabel Barreto
Nasceu em Peniche em 1972. Iniciou os seus estudos em Dança aos seis anos com o professor José Correia, na Casa da Cultura em Caldas da Rainha. É licenciada pela Escola Superior de Dança – Ramo Espetáculo do IPL. Na sua formação na ESD destaca; Vasco Wallenkamp, Ruth Silk, Carlos Caldas, Vera Amorim, Francisco Pedro, Fernando Crespo, João Carlos Andrade, Nuno Vieira de Almeida entre outros igualmente excelentes. No âmbito da ESD participou como interprete e coreografa do Grupo Pró-Criação no Fonthys Danse Festival (Holanda/ Bélgica). Paralelamente à sua formação na ESD integrou o Grupo de Dança Teatro “A Torneira” de Bruno Cochat e Filipa Francisco. Em 99/00 como coreógrafa convidada repõe para FMH “Prelúdio para um soluço” com o qual participa no Prague Danse Festival. Em 2002/03, em parceria com Vanda Aguiar, funda a Escola Vocacional de Dança de Caldas da Rainha, EVDCR. Em 2004, na FMH, participa como preletora no âmbito do Ensino Artístico Especializado/Escolas Vocacionais, no 1ºEncontro Nacional “A Dança no Sistema Educativo Português”. Co-fundadora do GED, Grupo Experimental de Dança da EVDCR. Em 2011 realizou PEEA – Formação de Formadores no âmbito do Desenvolvimento Curricular em Artes. Em 2019 participa como oradora na Conferência _ Encontros para o Futuro II – Políticas, Práticas e Público. Curso de Profissionalização em Serviço da Universidade Aberta. Membro dos Corpos Sociais da Associação de Escolas e Professores do Ensino Artístico Especializado em Dança. Atualmente é Diretora Pedagógica da EVDCR onde leciona as disciplinas de Dança Criativa, Expressão Criativa e Composição Coreográfica nos Cursos Oficiais.
Joana Sousa
Natural de Caldas da Rainha (1994). Em 2002, iniciou os seus estudos em Técnica de Dança Clássica, Dança Criativa e Técnica de Dança Contemporânea na Escola Vocacional de Dança das Caldas da Rainha com as professoras Ana Sofia Castanhinha, Isabel Barreto, Cristina Correia e Denise Whitehead. Em 2008, integrou o Grupo Experimental de Dança onde foi intérprete de peças de Rui Lopes Graça, Bruno Cochat, Daniel Cardoso, Margarida Belo Costa e João Fernandes. Em 2012, iniciou a Licenciatura em Dança na Escola Superior de Dança do Instituto Politécnico de Lisboa. No ano letivo 2014-2015 terminou a Licenciatura na ArtEZ Institute of the Arts, Holanda. Destaca os nomes de coreógrafos, professores e bailarinos com quem trabalhou durante a sua formação: Cristina Leitão, Michael Garber, Ime Essien, Tony Vezich, Aryeh Weiner, Eva Karzack, Vera Amorim, Cristina Graça, Ruth Silk, Amélia Bentes, Fernando crespo, João Fernandes, Madalena Xavier, entre outros. Frequentou cursos, workshops e masterclasses com professores e coreógrafos como Catarina Moreira, Maria Luísa Carles, Linda Kapetanea, Jozef Frucek e David Zambrano. Dançou a peça “She He Shenanigans” de Maurice Causey e a peça de reportório “Suite Suite Suite” de Marco Goecke, na Holanda. No ano letivo de 2015-2016 frequentou a F.O.R. (Formação Olga Roriz). Em Novembro de 2017, integrou o projeto “Integro Dance Beyond”, com Vangelis Legakis (Yoga e Chig Gong), David Zambrano e Milan Henrich (Flying Low e Passing Through), Rosemary Wallace (Integrated Cranial Biodynamics) e Kam Thye Chow (Thai Massage). Em 2020 concluiu o Mestrado em Ensino de Dança na Escola Superior de Dança do Instituto Politécnico de Lisboa e fez a formação “Treino em Dança” com o professor Luís Xarez. É professora de Introdução à Técnica de Dança Clássica, Técnicas de Dança Contemporânea, Expressão Criativa e Práticas Complementares de Dança, na EVDCR.
Marta Baptista
Nasceu em Caldas da Rainha em 1986. 1991 | Iniciada nos estudos em técnica de dança clássica, no estúdio de ballet da professora Gwen Morris em Lagos, pela Royal Academy of Dance. 2010 | Licenciada pela Escola Superior de Dança. Desta formação destaca; Cristina Graça, Francisco Pedro, Gil Mendo, Luís Xarez, Margarida Bettencourt, Ruth Silk, entre outros mais de excelência. 2010 | Docente na Escola Vocacional de Dança das Caldas da Rainha, nas disciplinas de técnicas de dança clássica/contemporânea, dança/expressão criativa e composição coreográfica. Bem como, na Escola de Dança do Orfeão de Leiria, no Agrupamento de Escolas Josefa de Óbidos, entre outros espaços de ensino. 2008 | Intérprete e assistente de ensaio do Grupo Experimental de Dança das Caldas da Rainha. 2011 | Pós graduada em Criação Coreográfica Contemporânea pela Escola Superior de Dança. Nesta, teve oportunidade de trabalhar com: Francisco Camacho, Paulo Ribeiro, Rui Horta e Rui Lopes Graça. Formada anualmente pela Escola Vocacional de Dança, através do evento Trocas Pedagógicas. 2016 | Mestrada em Ensino de Dança pela Escola Superior de Dança. 2021 | Formada em Treino em Dança pelo Professor Doutor Luís Xarez.
Rita Blanc Capinha
Nasce em 1979 nas Caldas Rainha. Inicia os seus estudos de Dança nas Caldas da Rainha. Em 2003 conclui Licenciatura em Dança pela Escola Superior de Dança e no contexto do programa Erasmus, estuda na Fonthys Danse Academy, Tilburg na Holanda. Em 2006/2007, conclui a Pós-graduação em Ensino da Dança em Contexto Educativos na Faculdade de Motricidade Humana. No seu percurso académico trabalhou com Clara Andermatt, Paulo Ribeiro, Vera Mantero, Rui Lopes Graça e Rui Horta, entre outros. Participou como intérprete e produtora em projetos culturais com a comunidade, nomeadamente “Bona Dea” de Mafalda Saloio. Realizou espetáculos de Dança para o Vila Natal em Óbidos. Formada anualmente pela Escola Vocacional de Dança das Caldas da Rainha no contexto das “Trocas Pedagógicas”, formação para docentes do Ensino Artístico Especializado. Desde 2002/2003 exerce docência em Técnicas de Dança Clássica/Contemporânea, Iniciação ao Movimento e Técnica de Dança Clássica, Expressão Corporal, Dança Criativa e Composição Coreográfica em vários espaços de ensino/escolas públicas e privadas. Dirige diversos workshops de Dança Criativa, Expressão Corporal e outras expressões artísticas para crianças do pré-escolar e 1º, 2º e 3º ciclo. Desde 2007 leciona na Escola Vocacional de Dança das Caldas da Rainha, passando pelo Colégio Rainha D. Leonor, Agrupamento de Escolas Josefa de Óbidos no Ensino Artístico Especializado e Ensino Livre onde anualmente apresenta coreografias para espetáculos de final de ano letivo. Do seu percurso profissional destaca o trabalho com as crianças na área da Dança Criativa e Expressão Corporal, Iniciação ao Movimento, Dança Clássica e Contemporânea e a sua importância enquanto Expressão Artística
Sofia Inácio
Nasceu em Lisboa em 1974. Fez a sua formação em dança na Escola Artística de Dança do Conservatório Nacional e o Mestrado em Ensino de Dança na Escola Superior de Dança. Realizou uma Pós Graduação em Gestão e Produção das Artes do Espetáculo no Fórum Dança. Foi bailarina no Ballet Gulbenkian desde 1996 até á sua extinção em 2005, onde dançou obras de inúmeros criadores contemporâneos, destacando Ohad Naharin, Rui Horta, Angelin Preljocaj, Jiri Kilian, Itzik Galili, Meryl Tankard, Didi Veldman, Nacho Duato. Trabalhou na produção de projetos culturais, dá aulas e ateliers de dança, simultaneamente participou como criadora e intérprete em projetos de dança.
Lecionou aulas de dança clássica no Lisboa Ginásio Clube, no Centro Helen Keller em Lisboa e na Escola Internacional de Torres Vedras, onde apresentou anualmente coreografias com as suas alunas. Dirige aulas na Escola de Dança da Casa do Povo do Cadaval, onde apresenta trabalhos coreográficos. Leciona Técnica de Dança Contemporânea, Técnica de Dança Clássica e repertório na Escola Vocacional Dança Caldas Rainha. Dirige o Espaço Yoga Surya Tree em Torres Vedras onde é professora de Yoga e Yogaterapeuta.